A idéia de criação dessa Home Page surgiu em 1997, quando navegando pela internet, não encontrei sites brasileiros com conteúdo satisfatório sobre a terra de meus ancestrais, o Líbano.
Então comecei a navegar por sites estrangeiros, americanos, canadenses e libaneses, que falassem sobre o assunto. Com o tempo adquiri muita informação que não estava sendo disponibilizada em sites em português. Comecei a produzir a Home Page, colocando as informações colhidas de diversas fontes, inclusive de pesquisa em bibliotecas. O site foi ganhando forma ,conteúdo e então foi colocado no ar em Janeiro de 1998 com o auxílio de Karim Safi, brimo e amigo que foi o responsável por hospedar a página. Seu primeiro nome foi Libanesca, depois Site do Turcão e atualmente Al Bab ("A Porta" em árabe).
Sempre que possível novas informações foram e são adicionadas a medida que são percebidos diferentes anseios dos internautas, por intermédio de e-mail, cartas, livro de visitas e até mesmo pessoalmente.
Fico feliz por ter podido ajudar tantas pessoas, que como eu, têm e tiveram curiosidades sobre o Líbano e região. Esse site não foi tão somente uma exposição de meu apreço pela terra dos cedros, mas também uma busca às raízes.
Thiago Gabriel
Descendente de libaneses, sempre tive grande interesse e apego pelas raízes. Aprendi a falar um pouco
de árabe quando bem novo ( com meus avós e outras pessoas da família aprendi um pouco, me
lembro da canção "Hakina et-telefon" ,que minha avó costumava cantar quando eu era pequeno).
Comecei a adquirir livros, ouvir difentes músicas árabes e me integrar mais nesse mundo.
Com amigos que sabem o idioma pratiquei melhor a conversação.
Sempre que possível vou a festas árabes, onde me divirto com amigos e dançando a Dabke, assisto
apresentações musicais, culturais e palestras que englobem o tema.
Minhas raízes, dentre os países árabes, estão no Líbano...mais precisamente no Vale do Bekaa. Na região de Rachaya el Wadi, no vilarejo de Dahr El Ahmar.
Minha visita a Dahr El Ahmar em Julho de 2003 (Be-áa), Líbano.
Ê-dam ârabi mish mái.
Provérbio árabe: "Sangue árabe não vira água".